Chá de Camomila os Benefícios para Saúde

Chá de Camomila os Benefícios para Saúde

Veja Chá de Camomila os Benefícios para Saúde, sabe o famoso chá de camomila? Quem não conhece, não é verdade? Pois além de ser muito gostoso possui diversos benefícios e não é somente ficar mais calmo, não…

Chá de Camomila os Benefícios para Saúde

Veja Como fazer chá de camomila

Receitas Brasil
Como fazer chá de camomila Depois de conhecer para que serve a bebida, certamente você quer logo aprender como preparar o chá, não é mesmo?
Veja Como fazer chá de camomila
Tempo De Preparação 5 minutos
Tempo Do Cozinheiro 5 minutos
Tempo Total 10 minutos
Curso Bebidas, Dicas, Saúde
Cozinha Brasileira
Porções 2
Calorias 12 kcal

Ingredientes
  

  • 1 colher de chá de flores e folhas secas de camomila
  • ½ litro de água.

Ingredientes Receita 2

  • 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
  • 1 jarra de água quente.

Instruções
 

  • Colocar a água no fogo dentro de uma panela e quando ferver, adicionar à camomila ao recipiente;
  • Abafar durante 15 minutos e então coar;
  • Servir-se e beber. Dica: para casos de insônia, a recomendação é tomar o chá uma hora antes de ir dormir.

Modo de preparo receita 2

  • Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;
  • Despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos;
  • Coar o chá, transportando-o para outra xícara. Dica: utilizar um coador próprio para chá, já que assim você não desperdiçará as flores de camomila;
  • Servir-se e beber.

Dica:

  • para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou sumo de limão,
  • só não esqueça que isso acrescentará calorias ao chá, caso o seu objetivo seja perder peso.
Palavras-chave bebida, caseiro, chá, dicas, receita, saúde

Chá de Camomila os Benefícios  para Saúde, Quais mais benefícios o chá de camomila possui?

Também conhecida pelos nomes populares de Margaça e Macela-nobre, a camomila é uma planta medicinal que possui ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante e também pode ser utilizada como material cosmético na pele e nos cabelos.

A camomila (Matricaria chamomilla) é uma das ervas mais antigas conhecida pela humanidade e pode ser utilizada para: enfeitar, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

Antigos pesquisadores sendo atraídos pelo doce perfume da erva, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.

Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.

O chá também pode ser muito útil para as mamães, pois seu efeito acalma as cólicas e também poder ser usado na higiene do bebê, limpando as “crostinhas da cabeça”.

As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico.

Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.

Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos.

Por que a camomila tem todos esses efeito?

O segredo está no azuleno, o óleo essencial da camomila, muito utilizado pela indústria cosmética. Interessante, não?

Como fazer chá de camomila 

Depois de conhecer para que serve a bebida, certamente você quer logo aprender como preparar o chá, não é mesmo?

Pois bem, antes de ver a receita de como fazer chá de camomila, é preciso que você separe os ingredientes necessários para ela: uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila e ½ litro de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água no fogo dentro de uma panela e quando ferver, adicionar à camomila ao recipiente;
  2. Abafar durante 15 minutos e então coar;
  3. Servir-se e beber. Dica: para casos de insônia, a recomendação é tomar o chá uma hora antes de ir dormir.

Receita 2

O modelo apresentado acima é um dos métodos de preparo, mas não é o único. A seguir você confere outro tipo de receita.

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
  • 1 jarra com água quente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;
  2. Despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos;
  3. Coar o chá, transportando-o para outra xícara. Dica: utilizar um coador próprio para chá, já que assim você não desperdiçará as flores de camomila;
  4. Servir-se e beber. Dica: para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou sumo de limão, só não esqueça que isso acrescentará calorias ao chá, caso o seu objetivo seja perder peso.

Efeitos colaterais e cuidados

Uma das reações negativas do chá de camomila é que ele diminui a libido. Outro problema que pode acontecer com o seu uso são reações alérgicas como erupção cutânea, choque anafilático, inchaço e dificuldade de respiração. Portanto, ele deve ser evitado por pessoas com alergia à tasneira, ao crisântemo, à calêndula, ao áster e a qualquer planta da família das margaridas ou ao pólen de alguma delas.

Como não existem muitos dados sobre os efeitos da bebida durante a gestação e de amamentação, a orientação é que as mulheres chequem com o médico suas dúvidas em relação ao uso do chá durante esses períodos. Já os pacientes que tomam remédios anticoagulantes não devem ingerir o chá de camomila. Para quem estiver tomando outro tipo de medicamento, o conselho é conversar com o médico para descobrir se o chá não pode interagir com a substância.

A orientação é que a dose diária de camomila fique entre oito e 15 g. Mesmo com todos os benefícios que mostramos acima, a bebida não pode substituir um tratamento ou remédio prescrito pelo médico, apesar de poder colaborar com ele. Por isso, não deixe de seguir as ordens de seu médico e utilize o chá de camomila simplesmente como um auxílio ao seu problema.

  • Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Deixe sua opinião ou Comentário e não se esqueça de compartilhar seguir no pinterest, facebook, e twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating